segunda-feira, 28 de junho de 2021

Ciência e Arte. Vamos "Abraçar" a Educação Musical - RADIO GARDEN

Esta é uma ferramenta muito interessante. Cada pontinho verde no mapa é uma rádio. Se clicares em cima de cada pontinho, irás escutar o som que estiver a tocar naquela rádio.

É uma excelente oportunidade para se ouvir as tendências musicais do MUNDO. 



Basta clicar aqui 👉Radio Garden

Fica a dica ...

A GEOMETRIA DO ALMADA

 Deixo-vos aqui um projeto que envolve a articulação de diferentes disciplinas do 1º, 2º e 3º Ciclos. Este tem como ponto de partida o mural "COMEÇAR" de Almada Negreiros


A Geometria do Almada (clique no link para aceder ao projeto)
 (Deixo-vos aqui, também uma sugestão de avaliação, que se pode adaptar às diferentes disciplinas) 

Será que a necessidade de mudança educacional é evidente para TODOS?


 

QUE ESCOLA QUEREMOS??

 Para refletir...


segunda-feira, 14 de junho de 2021

MENTIMETER

 

Esta plataforma permite criar e compartilhar apresentações interativas com direito a questionário e nuvem de palavras. Muito interessante, por exemplo para realizar um brainstorming sobre um determinado tema, através da nuvem de palavras.



domingo, 13 de junho de 2021

VAMOS CONHECER LISBOA

Numa pesquisa que realizei, encontrei esta página com algumas das melhores APPS de Lisboa. Deixo aqui a partilha, através do QR



sexta-feira, 11 de junho de 2021

 FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO ONLINE: 

THINGLINK (interatividade em vídeos/imagens)

Deixo aqui um tutorial sobre como utilizar esta ferramenta que permite inserir numa imagem ou vídeo, pontos, que ao serem clicados abrem caixas com legenda, comentários, links,...



 SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM)



 NearPod - mais uma ferramenta a experimentar...


Circunstâncias de uso: apresentação de conteúdos nos próprios dispositivos móveis onde o aluno pode resolver exercícios ou responder a questões.

É uma app multiplataforma gratuita. É ideal para criar aulas mais interativas e motivadoras. Os professores podem criar exercícios lacunares, do tipo quiz, perguntas de resposta longa, sondagens e apresentação de conteúdos.

Esta plataforma permite que os alunos possam interagir entre si e com o professor, em tempo real, e o professor pode monitorizar o rendimento dos alunos de forma instantânea. Permite a criação de apresentações, partilha destas entre diferentes dispositivos e interação dos alunos com a própria apresentação.

O professor tem nesta app um grande aliado, pois permite criar gráficos coloridos, interatividade e outros recursos que atraem a atenção dos alunos.

Os alunos têm de descarregar a versão Nearpod Student, para poderem receber o conteúdo da aula, participar nas atividades e enviar as respostas. O professor pode ver as respostas dos alunos, em tempo real.

Como desvantagem, considero que é o facto de os alunos terem de descarregar a versão, uma vez que muitas vezes não têm espaço, nos telemóveis, devido aos inúmeros jogos que têm instalados.

Não tem uma boa utilização no telemóvel.


 DICAS DE LIVROS ...

Deixo-vos aqui a recomendação de três livros muito pertinentes para complementar e enriquecer as aprendizagens da nossa formação. 

BOAS LEITURAS!




 

VideoAnt - Já experimentei e gostei bastante desta ferramenta

 VideoAnt - é uma ferramenta de anotações, que permite criar e partilhar vídeos anotados em pontos específicos do seu decurso - comentários, esclarecimentos, questões,...



 METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS HÍBRIDOS

Riviane Borghesi Bravo: "Metodologias Ativas são ferramentas de trabalho educacional que têm por objetivo criar um processo ativo de ensino e aprendizagem, autónomo e participativo. Ou seja, já não é mais somente o professor como agente principal de transmissão do conteúdo e do conhecimento. O aluno passa a ter controle e ser responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem, enquanto o professor é o guia e o instrutor das atividades."





Ensino híbrido e sala de aula invertida são, certamente os dois maiores expoentes entre as tendências educacionais para este século.

Estes novos métodos são de vital importância para acompanhar tanto o desenvolvimento da tecnologia quanto o estilo de vida dos alunos.


No link que se segue é possível encontrar uma breve reflexão sobre o tema apresentado. 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

OS DESAFIOS DO ENSINO HÍBRIDO

PARA VER E REFLETIR ...


 ATIVIDADE - GRUPO 2

Ainda no seguimento do DigCompEdu, apresento algumas das dificuldades e/ou constrangimentos sentidos, pelos docentes, na integração das Tecnologias Digitais:

🖳 Falta de equipamento e de investimento nos equipamentos já existentes;

🖳 Preparação desadequada na formação de professores; 

🖳 Falta de pontos de energia suficientes e espaços físicos sem as condições necessárias; 

🖳 Pouca confiança, por parte dos docentes, na utilização das tecnologias digitais; 

🖳 Resistência à mudança, por parte dos docentes, por motivos vários; 

🖳 Os docentes apresentam dificuldades na tomada de decisão de utilização das tecnologias; 

🖳 Certa acomodação/inércia/falta de iniciativa das Direções para promoção da mudança física dos espaços.

 Ultrapassar as dificuldades e constrangimentos sentidos torna-se imprescindível para darmos os passos seguintes. 

A mudança requer tempo e investimento.


Trabalho completo para consulta, em  

 DigCompEdu - Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores




O referencial que serve de base ao Programa de Digitalização Nacional de capacitação docente é o DigCompEdu – Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, que aponta para “uma forte aposta na capacitação de docentes, formadores do Sistema Nacional de Qualificações e Técnicos de Tecnologias de Informação em cada escola, através de um Plano de Capacitação Digital de professores, que garanta a aquisição das competências necessárias ao ensino neste novo contexto digital.”

Este documento estratégico, responde à crescente consciencialização de que os docentes necessitam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão, no sentido de serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para melhorar e inovar a Educação. Nele estão apresentadas 22 competências, que devem alicerçar a formação profissional e pedagógica dos docentes e o seu papel na promoção das competências digitais dos alunos.

Sublinho que a constante evolução das tecnologias digitais e das redes de comunicação digitais conduziram a uma sociedade marcada pela conectividade, o que impulsiona o surgimento de novos conceitos e paradigmas de Educação. No entanto, penso que ninguém imaginava que fosse necessária uma mudança tão rápida e emergente, sendo esta impulsionada pela expansão do coronavírus, que impediu a presença de professores e alunos no espaço físico – Escola, obrigando assim os professores a adotarem metodologias e práticas de ensino à distância, distintas das que estavam até então habituados.

Por outro lado, realço que a digitalização do país está em curso, mas que já antes o estava, por isso é bom recordar que ainda há pessoas que não têm rede, nem internet nem recursos para aceder às tecnologias de informação e comunicação, pelo que se torna perentório por “mãos à obra” e não deixar ninguém para trás, pois o desenvolvimento de competências digitais destina-se a TODOS. 

 "A escola do futuro deve derrubar as paredes da sala de aula e os muros da escola, permitindo ao aluno a interação com o mundo e deixando que o mundo tome parte no processo educativo."



WORDART

  WordArt , é uma ferramenta que permite criar textos artísticos com diversos formatos, cores, linhas tamanhos... Embora a sua utilização se...